terça-feira, 1 de março de 2016

K21 Pico do Urubu @ Mogi das Cruzes, SP - 27FEV2015

 O primeiro texto do ano dá início a temporada 2016, que começou para mim no último sábado (27). Uma prova com um grande nível técnico e com grandes atletas - isso mostra como será o decorrer desta temporada...

 Haviam 3 opções de percursos: 5, 10 e 21km com largada às 9h (para todas as distâncias - ponto negativo na minha opinião). Combinei com os amigos de chegarmos bem cedo para fácil acesso ao local e para ficarmos mais sossegados aguardando a largada, pois haviam cerca de 1300 inscritos divididos entre as três distâncias.

 Algumas informações importantes sobre o percurso foram passadas minutos antes do início da competição. Estava bem difícil me posicionar como eu queria no pórtico, mas procurei ficar tranquilo, pois já imaginava o empurra-empurra que seria.
 Dada a largada procurei sair em ritmo forte para evitar congestionamento no início da trilha. Eu pude ir acompanhando muitos atletas que seguiam na frente, mas fiquei meio em dúvida em quais distâncias eles estavam - isso poderia comprometer minha prova. Continuei sem me preocupar com isso, pois uma hora o percurso mudaria e eu só veria os atletas que estavam inscritos na mesma distância que eu.

 A partir do quilômetro 2,5 entramos em single-track. Trechos bem técnicos, onde consegui me destacar entre alguns atletas e fui ganhando algumas posições.
 O primeiro trecho da prova eu já conhecia por ter corrido uma prova em 2014 que passava por ali. Então estava tranquilo e sabia o que iria enfrentar pela frente.

foto: Ivan Padovani


 Ao chegar mais ou menos na metade da prova o percurso mudou. Enfrentei trechos extremamente duros e técnicos. Subidas que era necessário o apoio de troncos e galhos para subir, além de ter que fazer muita força nas pernas...

foto: Ivan Padovani

 Não faltando muito para o fim da prova, o percurso dos 21 e 10km se uniram novamente, fazendo com que 'atrasasse' um pouco quem estava nos 21. Muitos atletas abriam caminho numa boa, outros com seus fones de ouvido não ouviam o pedido de licença e até ficavam bravos com as ultrapassagens. Quem estava nos 21 naquele momento da prova vinha em ritmo forte, então nada melhor do que o bom senso para que ninguém se machucasse, né!? - estávamos passamos por trechos técnicos, muito escorregadios e com muitas raízes, então todo cuidado era pouco.

 Nos 2 quilômetros finais, as minhas pernas não estavam tão fortes quanto no início da prova por ter feito muito esforço nas subidas, mas ainda tentei apertar um pouco o ritmo e tirar alguma diferença no final da prova.
 Finalizei a prova com 2h34m56s. Dos 299 finishers, fiquei em 45° colocado e em 2° em minha categoria (25-29 anos).

foto: Marilia Okuyama

 A temporada 2016 está só começando e continuarei com os treinos para enfrentar os próximos desafios da melhor forma possível, pois vejo nas últimas competições que o nível dos atletas só está crescendo.
...

Parceiros que estão ao meu lado nesta temporada:

Upfitrail Team | Loja Half Dome | VeganWay Nutrition | Polar Brasil | 

Núcleo de Integralização Humana | Mó Fisioterapia | AdventureMag

   




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário