quarta-feira, 27 de maio de 2015

Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras (50km) @ Visconde deMauá, RJ - 23MAI2015

 Já fazem alguns meses que postei algum relato sobre corridas que participei. Não pelo fato de ter perdido o hábito, e sim, por ter ficado um tempo fora das competições... A 'volta' não poderia ter sido melhor: O primeiro Endurance Challenge Ultra Trail The North Face, na cidade de Visconde de Mauá, RJ. A TRC Brasil trouxe para o nosso país a primeira edição deste evento, realizado em diversas partes do mundo, com opção de escolher entre 4 distâncias diferentes: 11, 21, 50 e 80km. 
 Em janeiro deste ano, abriram-se as inscrições. Não perdi tempo e garanti a minha, pois sabia que teria uma grande disputa nas vagas - que logo se esgotaram.
 Com a vaga garantida restavam alguns meses para treinar e fazer o melhor possível na prova, pois uma coisa já era de se esperar: uma prova muito dura. Inscrito nos 50km era só dar continuidade nos treinos e esperar ansioso o dia da prova.

 Sexta-feira (22), saí daqui de São Paulo com destino à Visconde de Mauá, RJ, com meus amigos Jamil, Daniel - que também iriam correr os 50km e minha companheira, Marilia.
 Por volta das 22h chegamos na casa que alugamos (3km da largada) e rapidamente deixei algumas coisas no jeito para no dia seguinte não faltar nada.

 Com a largada marcada para as 6h, era necessário estar na arena do evento por volta das 5h30 para garantir. Lá encontrei com o meu treinador, Sidney Togumi, que desta vez foi ao evento apenas para acompanhar os atletas da UPFIT que iriam participar.

 Alguns minutos antes da largada a organização fez um funil para checagem dos equipamentos obrigatórios para largada dos competidores: Headlamp, Mochila de hidratação, Apito, Manta térmica, e Anorak - sem estes itens não era possível largar. Após a checagem o atleta tinha acesso à largada.

 A largada foi dada às 6h03, na pequena Vila de Mauá. Todos com suas headlamps ligadas e um tremendo frio. Larguei num ritmo confortável, pois sabia que a prova não seria fácil.
 Chegando nos 5 primeiros quilômetros de prova, entramos na mata, iniciando os primeiros trechos de single track extremamente técnico, então toda a atenção era necessária, principalmente por estar escuro. Não demorou muito e a trilha ficou com mais visibilidade conforme ia amanhecendo. Muito, barro e muitas atoladas na lama foram destaques deste trecho, rs.

 Saindo do single track tivemos acesso à um imenso campo aberto, com muita neblina, com certeza um dos trechos mais lindos da prova. Logo em seguida havia o primeiro ad station, onde tomei um pouco de sopa de cebola que serviam. Minha água estava ok, então não perdi muito tempo e continuei.

Foto: Bruno Lopes

 Aproximadamente no quilômetro 17 eu senti um mal-estar, seguido de uma dor forte entre a barriga e o peito. Ignorei e dei continuidade, trotando na subida. Sendo que quanto mais eu forçava mais doía. Então a melhor coisa a fazer era ficar um tempo parado para ver se passava.
 Mesmo parado o dor não passava. Comi e bebi um pouco d'água e nada, então resolvi sentar na trilha, deixando um espaço para que as outras pessoas passarem - várias delas perguntavam se estava tudo bem ou se eu precisava de algo.
 Fiquei uns 30 minutos sentado até que o mal-estar havia passado um pouco, quando passou por mim o Jamil e seus amigos, dizendo que logo atrás vinha o Daniel. Eu estava pensando em parar nos 25, pois mesmo ter ficado descansando bastante por um bom tempo, o mal-estar ia e voltava.
 Segui com o Daniel, e fomos conversando durante o percurso, isso ajudou muito. Passamos por um ad station, onde tinha bastante comida e água fresca. Pensei em parar ali, mas e depois? Eu certamente teria que fazer o percurso até a largada a pé. Então resolvi continuar no ritmo que estava com o Daniel, era só ter paciência e respeitar o corpo.

 Chegando no quilômetro 32,5, segundo nosso dorsal e as informações da organização passadas dias antes da prova, havia nesse trecho, um ad station. Havia apenas um cara da organização informando que tiveram um problema e que não conseguiram colocar um apoio ali. Bom, eu estava bem abastecido naquele momento, mas acredito que muitos dependiam daquele ponto para se abastecerem. Aí alguns falam: "Nessas provas você precisa ser auto-suficiente" - concordo com isso apenas se a organização não tivesse falado nada. Até porque, nesse mesmo ponto seria feito o picote do número, ou seja, um ponto importante na prova, no qual ninguém imaginava que fossem passar batido. Enfim, acho que é uma coisa simples de resolver na próxima.

Foto: Rafael Dalalana

 Passamos pela placa do quilômetro 35 e nosso relógio marcava 37, ok, isso sempre acontece nas provas de montanha, uma diferença aqui, outra ali... Mas o que me assustou foi ver outra placa de 35 alguns quilômetros depois. Caramba, eu estava ficando louco? rs. Deve ter sido porque 3 semanas antes da prova, a organização teve que mudar os percursos dos 50 e 80 de última hora.

 Chegamos nos 40 bem cansados. Desta vez, lá estava o ponto de apoio com bastante comida, guaraná, água e finalmente o picote, rs. Os staffs informavam: "Faltam 10, vamos lá!". O relógio já marcava 44, ok.

 Saímos do estradão de terra e seguimos para a rodovia, pelos meus cálculos estávamos há uns 2 quilômetros da chegada, ufa! Mas logo à frente havia um staff e uma seta informando que deveríamos entrar à esquerda, ou seja, pegamos mais um trecho com 5 quilômetros de trilha e single tracks no finalzinho da prova. Que surpresa boa, não? rs.
 Finalizamos os 55 quilômetros com 9 horas. Um tempo alto e acima do que eu esperava, mas comparando com quem estava "bem", não houve tanta diferença assim, pois a prova foi bem dura.


 A organização errou em alguns pontos, mas nada que tirasse a grandiosidade do evento. Porém, devem estar abertos à críticas, absorvê-las e melhorar o evento em sua próxima edição. E não apagar os comentários das pessoas que reclamavam de algo em sua página. Positiva ou negativa, toda crítica é importante.    

 E vamos reclamar menos e treinar mais, pois cada ano que passa, temos provas mais duras aqui no Brasil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário